Nos idos de 76


No dia 29 de janeiro de 1976 surgia no futebol catarinense a equipe do Joinville Esporte Clube, fruto da fusão entre América e Caxias. Nardela, Lico, Adilço, Wagner Bacharel, Paulo Egídio e Lico são alguns dos nomes que ainda ecoam nas rodas de conversa em Joinville.

Em uma cidade reconhecida pelas suas grandes indústrias, o Joinville Esporte Clube é o potencializador de uma paixão que atinge até mesmo quem não é da cidade, mas escolheu morar nela. O time da maior torcida do estado está cercado por uma região com aproximadamente 1 milhão de habitantes e tende a atrair cada vez mais torcedores com o crescimento no cenário nacional.

Apesar de jovem, o JEC já realizou façanhas inéditas, como o Octacampeonato Estadual.

A equipe joinvilense vivenciou muitos momentos da sua história no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o famoso Ernestão. Atualmente, o JEC manda seus jogos na Arena Joinville, estádio que pertence à Prefeitura Municipal de Joinville. Foi neste palco que os torcedores puderam comemorar o retorno do Tricolor à Série B do Brasileiro, em 2011, e o acesso à Série A em 2014. Mas o grande patrimônio do clube é o seu Centro de Treinamento, no bairro Morro do Meio. O local possui ótima estrutura, oferecendo boas condições de trabalho, alimentação e descanso para os atletas de todas as categorias.

No ramo empresarial, o JEC também é uma importante ferramenta de negócios. Afinal, o futebol une o trabalho coletivo, o espírito competitivo, a sede de vitória e a comemoração de resultados. Qualquer semelhança com o mundo corporativo, não é mera coincidência. Associar a sua marca ao JEC é criar um vínculo direto com os milhares de torcedores que vivem o time durante toda a temporada. Para a empresa, além de todo o retorno em mídia, há o ganho em ferramentas de ativação que podem ser integradas a eventos relacionados ao clube.

A cidade

Joinville é um município localizado na região Norte do estado de Santa Catarina. Com 604.708 habitantes (conforme estimativa IBGE de 2021) é a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis. Além disso, é a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil.

  • Maior cidade de Santa Catarina, com mais de 600 mil habitantes
  • Região metropolitana com aproximadamente 1,34 milhão de habitantes
  • 21º lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano
  • 2º maior pólo metalúrgico do Brasil
  • Maior PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina e 29º PIB do Brasil
  • Localizada entre duas capitais: Florianópolis e Curitiba
Curiosidades
  • A Primeira Partida
    09/03/1976 - JEC 1 x 1 Vasco da Gama
  • O Primeiro Gol
    Tonho “Cabeça de Fé” - JEC 1 x 1 Vasco da Gama
  • Maior invencibilidade
    27 partidas
    Em 1978, sendo 12 empates e 15 vitórias
  • Títulos Consecutivos
    8 (oito)
    Único Octacampeão Catarinense – de 1978 a 1985
  • Recorde de Público
    19.631 torcedores
    03/12/2011 - JEC 4×0 CRB (Final da Série C)
Destaques
FONTAN – O PRIMEIRO CAPITÃO

Osni Fontan foi o primeiro capitão da história do JEC, além de ser o primeiro a vestir a camisa número 10 do clube. Foi dele o primeiro gol tricolor no Estadual, diante do Marcílio Dias em 1976. Fontan foi Tricampeão Catarinense pelo Joinville e trabalha no clube até hoje.


NARDELA – O CRAQUE

É um dos maiores ídolos da história do Joinville. Vestiu o Manto Tricolor durante mais de 10 anos, anotando 130 gols em 680 jogos. Com esta marca, manteve-se por quase 20 anos como o maior artilheiro do clube, até ser batido por Lima em julho de 2013.


RAMIRES – A REVELAÇÃO

Revelado pelo Joinville em 2004, depois passou pelo Cruzeiro, Benfica, Chelsea, Jiangsu Suning (China) e Palmeiras. Em 2008, Ramires recebeu o Prêmio Bola de Prata, da Revista Placar. Já em 2012, sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da UEFA (em inglês: UEFA Champions League), com gol decisivo na semifinal contra o Barcelona. O volante também defendeu a seleção brasileira entre os anos de 2009 e 2014, tendo disputado duas Copas do Mundo: de 2010 e 2014.


LIMA – O ARTILHEIRO

João Maria Lima do Nascimento, ou simplesmente Lima, é um dos principais nomes da história recente do clube. Peça fundamental na campanha do título brasileiro da Série C em 2011, é ainda o maior artilheiro da história do JEC, com 140 gols. Pelo histórico com a camisa tricolor, foi apelidado pela torcida de Limatador e Limagol.